Foi, de facto, um momento histórico as palavras trocadas, ao telefone entre Barack Obama e Hassan Rohani. Um momento que mostra a abertura dos dois países para quebras barreiras, como explica o Presidente americano:
“O facto de esta ter sido a primeira comunicação entre um presidente dos Estados Unidos da América e um iraniano, desde 1979, enfatiza a profunda desconfiança entre os dois países, mas também indica a perspetiva de ultrapassarmos esta difícil história.
Reiterei ao presidente Rohani o que disse em Nova Iorque: apesar de haver, certamente, obstáculos importantes a contornar e o sucesso não estar garantido, de forma nenhuma, acredito que podemos chegar a uma solução global.”
Rohani estava já a caminho do aeroporto quando Obama deu a conferência de imprensa de anúncio deste importante passo mas não se esquivou a comentá-lo. Na sua página do twitter o Chefe de Estado iraniano confirmou a conversa com o Presidente americano e afirmou que ambos expressaram vontade política para resolver, rapidamente, a questão nucelar.

É a procura de soluções, para o programa nuclear iraniano, que o Ocidente vê como uma ameaça, que levou o Chefe da Diplomacia norte-americana a encontrar-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. À saída ambos mostravam-se satisfeitos e confiantes na primeira abordagem a esta questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário