O Conselho de Ministros reuniu-se esta terça-feira para saudar e felicitar o presidente da República, Armando Guebuza, pela condecoração com a medalha “Pérola de África” pelo presidente de Uganda, Yoweri Museveni.
Em comunicado de Imprensa distribuído na tarde desta terça-feira pelo Secretariado do Conselho de Ministros, o Governo diz que a medalha “orgulha a República de Moçambique e moçambicanos”.
Numa breve investigação que o Canalmoz apurou, a medalha “Pérola de África” é a mais alta distinção do estado ugandês, e é atribuída aos chefes de Estado e de Governo “pela sua exemplar liderança em diversas frentes”.
Guebuza foi condecorado pelo seu papel na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O mesmo prémio foi atribuído em Janeiro do ano passado ao presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, um famoso ditador que está no poder há 34 anos, e tudo indica que vai passar o trono ao seu filho “Teodorito” actual vice-presidente. É um país tido como um dos mais corruptos de África e com problemática de liberdade de Imprensa e de expressão.
Outro chefe de Estado que caiu nas graças ugandesas e condecorado com a mesma medalha foi o general Paul Kagame, presidente da República do Ruanda, que está no poder há 13 anos, num País em que as eleições são sempre violentas e saldam-se em prisões de membros da oposição.
Uganda é um País altamente mergulhado na corrupção, onde fazem parte do Governo a esposa do presidente, todos os seus filhos, seus irmãos, cunhados primos directos e até sobrinhos.
Armando Guebuza é a quinta personalidade a ser condecorada com a medalha “Pérola de África” desde a sua instituição.
Fonte: noticias.mozmaniacos
Nenhum comentário:
Postar um comentário