segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NOTÍCIAS MOZ: Uganda pretende comprar carvão de Moçambique

Discursando para milhares de ugandeses e na presença do Chefe de Estado moçambicano, Yeweri Museveni disse que o seu país está, neste momento, a estudar a possibilidade de comprar carvão mineral de Moçambique para suprir o défice energético do seu país. Enquanto isso, o estadista moçambicano diz sair satisfeito de Kampala, pois a visita foi bastante produtiva

Com um forte défice ener­gético, o Uganda estuda neste momento várias pos­sibilidades de resolver a situação em que se encontra. Para o efeito, o Presidente ugandês, Yeweri Mu­seveni, disse perante centenas de concidadãos seus, na última quar­ta-feira e diante do seu homólogo moçambicano, Armando Guebu­za, que o seu país está a estudar seriamente a possibilidade de comprar carvão mineral de Moçambique para produzir energia, de modo a suprir o dé­fice existente.

Todavia, essa pretensão pa­rece ter um obstáculo. É que muito recentemente aquele país descobriu petróleo e gás e, por isso, está num processo de ava­liação dos custos, o que acarreta recorrer ao carvão moçambicano no lugar de aproveitar o seu pró­prio gás para efeito de produção de energia. Qualquer decisão po­derá depender dos resultados do referido estudo.

Entretanto,o Presidente da República, Armando Guebuza, assume que Museveni falou da possibilidade de Uganda com­prar carvão de Moçambique, mas cabe a comissão mista cria­da avaliar a via­bilidade do projec­to.

Guebuza optimista quanto à cooperação económica com Uganda

“Estou satisfeito com esta visita. Ela não ti­nha nada que provar, mas sim resumir a pro­funda amizade entre nós, Moçambique, e Uganda. Uma amiza­de com alicerces muito fortes sob ponto de vista histórico”. Foi assim que Armando Guebuza se diri­giu aos jornalistas na hora do balanço da sua visita a Uganda.

Para Guebuza, há uma coin­cidência entre as duas nações e que pode ser muito benéfica para ambos os países no futu­ro. É que neste momento que Moçambique descobre recursos minerais a nível de gás e carvão também o Uganda descobriu petróleo e gás.

E mais, é um país com um crescimento acima dos 5% ao longo dos últimos tempos, facto que o torna numa das econo­mias com um forte crescimen­to. Neste sentido, Moçambique também tem registado um crescimento muito bom quando comparado com os outros paí­ses. “Um crescimento económi­co de 5 a 7 % é alto hoje em dia”, frisou Guebuza.

Fonte: Opais online

Nenhum comentário:

Postar um comentário