quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS Ucrânia: Da batalha à guerra de Kiev

Regressaram os confrontos à Praça da Independência, em Kiev, na Ucrânia. Os radicais tentaram tomar o controlo da situação e obrigaram as forças antimotim, que cercavam esta histórica praça, a recuarem.

Um grupo de opositores, usando armas artesanais e escudos improvisados, carregou sobre a polícia e recuperou o controlo do local. O Kiev Post diz que há entre 15 a 50 polícias capturados pelos opositores do regime.

Segundo fontes hospitalares e dos médicos, que dão assistência aos feridos na Praça da Independência, haverá a lamentar mais de 50 mortos, dos quais uma dezena são polícias. O ministério da Saúde refere ainda o registo de cerca de 500 feridos.

A discrepância de informações dá uma ideia do caos e da situação dramática que se vive na capital ucraniana e pode ser o reflexo daquilo que muito se tem temido, o ponto de viragem, em que a batalha de Kiev se transforma em guerra civil.

A diplomacia tenta um último esforço para evitar o pior. A delegação dos três ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia conseguiu, apesar de tudo, encontrar-se com o presidente Viktor Ianukovich e com os líderes da oposição.

O fim dos encontros é aguardado com grande expectativa mas com otimismo moderado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário