sábado, 14 de novembro de 2015

Ataques de Paris: “Temos de resistir. Não nos podemos deixar vergar”



Pouco mais de 10 meses depois do ataque ao Charlie Hebdo e a supermercado judaico, Paris voltou a despertar este sábado após nova noite trágica devido a atos de terrorismo. Pela primeira vez, a França foi alvo de atentados suicidas. Seis ataques foram registados no centro da capital francesa. Mais de 120 pessoas morreram e há quase 200 feridos, cerca de uma centena em estado grave.

Várias pessoas deslocaram-se pela manhã aos locais dos ataques para homenagear as vítimas. “Sinto força e determinação. Temos de resistir. Não nos podemos deixar vergar. Temos de ser firmes e continuar com as nossas vidas. Normalmente”, defendeu uma idosa. Um homem mais novo confessou sentir-se “vazio”: “Tinha de vir depois de ter ouvido falar disto toda a noite. Precisava perceber, por mim, o que se passou. É uma tragédia. Jamais tinha visto algo assim na minha vida. Penso que é o pior atentado ocorrido em Paris… ou em França. Pelo menos desde que nasci há 28 anos. Parece-me um sinal de uma vida difícil para o mundo todo. Vamos ser afetados por toda a nossa vida. Não há forma de parar isto. É medonho.”

Um outro homem disse ter ficado a sentir-se “muito mal” pelo que aconteceu. “Não é justo. Nem tenho palavras para exprimir a minha dor. Um ato terrorista como este não permite a um país progredir. Nem às religiões. Isto não defende nenhuma religião nem a humanidade. Foi apenas um ato bárbaro”, acusou.

Seis ataques foram registados no centro de Paris, com recurso a armas automáticas e cintos com explosivos. Todos os oito terroristas, que se presume terem conduzido o

É possível que haja mais cidadãos portugueses entre os mais de 120 mortos porque a França está a identificar como franceses todos os que detém dupla nacionalidade.s ataques, foram mortos, 7 deles, por suicídio ao acionarem os cintos com explosivos que carregavam. Pelo menos um português, de 63 anos morreu, vitima do ataque junto ao Estádio de França, em Saint Denis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário