sábado, 28 de janeiro de 2017

Angola: Sexta-feira dia dos homens ou das mulheres ou das bandidas e dos bandidos?

"Isto é sabido de todo o mundo. Sexta-feira é dia do homem por intermédio de eventos, festas e divertimento da juventude", diz Carlos Alberto, um morador de Luanda.

Osvaldo Tomás, conhecido por DJPedrão, confirma. "As pessoas tiram esse dia, a 'sexta-feira, dia do homem' para desanuviar, para relaxar."

O sucesso é tal que, entretanto, até já terá sido instituída a mini "sexta-feira, dia do homem", conta Tomás, que põe música numa casa noturna no centro da capital: "As coisas mudaram em Luanda. As atividades nas casas noturnas eram às sextas-feiras, mas agora já se começa à quinta."

Cozinha é para as mulheres? Não!

Na sociedade angolana, ainda há sinais claros de machismo. Muitas mulheres continuam a ser relegadas para segundo plano.

Manuel André Adriano, outro residente em Luanda, diz que não dá grande importância à sexta-feira, seja qual for o mês. Para ele, a esse é um dia "como outro qualquer". Mas ele não tem dúvidas quanto ao lugar da mulher na sociedade: "O direito da esposa é o de controlar a casa", afirma.

Elizabeth Joaquim, também residente em Luanda, não entende, no entanto, como é que, em pleno século XXI, ainda existem homens que pensam que o lugar da mulher é na cozinha: "Não foram feitas só para a cozinha. Muitas mulheres podem-se formar para ser polícias, enfermeiras, bombeiras."

Em Angola, têm surgido movimentos de emancipação feminina como "As Mulheres Prendadas" e o "Odjango Feminista", que tentam lutar pelos seus direitos, embora ainda o façam de forma tímida.

Só duas das 18 províncias angolanas são governadas por mulheres: Aldina da Lomba, em Cabinda, e Cândida Narciso, na Lunda-Sul. No Governo central e no Parlamento angolano, a representação também é muito reduzida.

Mas Neidy dos Santos confia que, pouco a pouco, a mulher angolana vai conquistando o seu espaço.

"Há coisas que evoluíram muito", diz. "As mulheres estão a fazer coisas que nunca acreditámos que faríamos."

Escrito Por : Manuel Luamba (Luanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário